Análise dos Recursos Visuais Utilizados no Capítulo de Ligações Químicas dos Livros Didáticos do PNLD 2015

Maurícius Selvero Pazinato, Mara Elisa Fortes Braibante, Ana Carolina Gomes Miranda, Renata Texeira Gomes de Freitas

Resumo


Este artigo apresenta uma análise das representações visuais, utilizadas nos capítulos referentes ao conteúdo de ligações químicas, dos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2015. A proposta metodológica empregada, baseada nas categorias de Perales e Jiménez (2002) e na classificação de Johnstone (1993) para as dimensões do conhecimento químico, se mostrou eficiente, visto que proporcionou a avaliação dos recursos visuais em diversos aspectos. Considerando a importância das imagens no processo de ensino e aprendizagem de ligações químicas, esperamos que os resultados deste trabalho contribuam para discussões sobre o tema, bem como com a qualidade dos materiais didáticos.


Palavras-chave


Livros Didáticos; Recursos Visuais; Ligações Químicas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Maurícius Selvero Pazinato, Mara Elisa Fortes Braibante, Ana Carolina Gomes Miranda, Renata Texeira Gomes de Freitas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.