O Uso de Vídeo Aulas como Ferramenta Metodológica para o Ensino de Conceitos de Termodinâmica

Carlos Rinaldi, Marcelo Paes de Barros, Edemar Hiller, Ricardo Figueiredo Santos

Resumo


A tecnologia incorporada ao ensino pode auxiliar na formação cientifica dos estudantes e favorecer a aprendizagem significativa de conteúdos de Física. Neste artigo estará registrado e escrito o uso de vídeos didáticos que apresentam modelos e simulações de fenômenos físicos para ensinar conteúdos de física de Termodinâmica. Utilizando-se da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e os Princípios Facilitadores da Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. O trabalho desenvolvido utilizou destas teorias com o intuito de tornar o aprendiz mais crítico, ativo e participando no seu processo de aprendizagem. Os estudos buscam analisar dados obtidos através da utilização dos vídeos seguindo os critérios e orientações de José Manuel Morán em comum acordo com os Princípios Facilitadores de Marco Antônio Moreira na produção de um Produto Educacional.


Palavras-chave


Ensino de Física. Aprendizagem Significativa. Vídeos Didáticos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Carlos Rinaldi, Marcelo Paes de Barros, Edemar Hiller, Ricardo Figueiredo Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.