Medicamentos Veterinários: contextualizando o ensino de Química Orgânica / Veterinary Medicines: contextualizing the teaching of Organic Chemistry

João Rufino de Freitas Filho, Ávylla Nascimento, Anna Carolina da Silva, Felipe Ragner Lima Lino

Resumo


O presente artigo trata de uma experiência didática desenvolvida junto a estudantes do primeiro período do curso de Medicina Veterinária, em que se relacionou a Química Orgânica com medicamentos veterinários. A abordagem deste trabalho envolveu os estudantes na pesquisa das fórmulas estruturais de medicamentos veterinários. A metodologia provocou nos estudantes um
maior interesse pela Química em seu cotidiano. Como resultado desta investigação, várias funções orgânicas entre os compostos presentes nos medicamentos estudados foram focados e explorado, tais como, álcoois, carbonílicos, derivados halogenados, compostos fenólicos, entre outros.

This article deals with a teaching experience with students developed the first period of thecourse of Veterinary Medicine, in which organic chemistry and veterinary medicines were related.The approach in this work involved the students in researching the structural formulas of veterinarymedicines. A greater interest arose in the students for chemistry in their daily lives as a result ofthe methodology used. As a result of this investigation, several organic functions amongst the compounds present in the studied medicines were focused and explored like alcohols, carbonyl,halogenated derivatives, phenolic compounds, among others.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 João Rufino de Freitas Filho, Ávylla Nascimento, Anna Carolina da Silva, Felipe Ragner Lima Lino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.