Desafios na Comunicação em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância

Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, Lindeval Fernandes de Lima

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar e discutir alguns desafios na comunicação pela internet, que foram vivenciados por alunos, tutores e professor na disciplina Introdução a Estatística, a qual compõe o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado a distância. Além disso, buscamos salientar algumas formas de superação desses desafios, como a constituição de grupos de estudo, por exemplo. Para tanto, são trazidos recortes de uma dissertação de mestrado, desenvolvida pela primeira autora desse artigo, sob orientação da segunda. A metodologia adotada em tal pesquisa foi de cunho qualitativo, e dentre os procedimentos metodológicos utilizados, destacamos: observação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado na referida disciplina e a análise do projeto político pedagógico (PPP) do curso. Ressaltamos, dentre os resultados evidenciados, pontos frágeis na comunicação a distância, decorrentes de percalços advindos do acesso precário à internet. Por fim, confrontamos o PPP do curso, com os programas de inclusão digital vigentes e com os resultados provenientes da dissertação mencionada, buscando colocar sob tensão esse modelo de curso vinculado a UAB e promover uma reflexão sobre quais as ações que poderiam ser tomadas para harmonizar tal tensão, com a finalidade de que os envolvidos neste curso de fato vivenciem seu PPP, em particular no que tange ao uso da internet.


Palavras-chave


Licenciatura em Matemática a distância. EaD. Internet.

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Direitos autorais 2017 Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, Lindeval Fernandes de Lima

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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