Desafios na Comunicação em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância

Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, Lindeval Fernandes de Lima

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar e discutir alguns desafios na comunicação pela internet, que foram vivenciados por alunos, tutores e professor na disciplina Introdução a Estatística, a qual compõe o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado a distância. Além disso, buscamos salientar algumas formas de superação desses desafios, como a constituição de grupos de estudo, por exemplo. Para tanto, são trazidos recortes de uma dissertação de mestrado, desenvolvida pela primeira autora desse artigo, sob orientação da segunda. A metodologia adotada em tal pesquisa foi de cunho qualitativo, e dentre os procedimentos metodológicos utilizados, destacamos: observação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado na referida disciplina e a análise do projeto político pedagógico (PPP) do curso. Ressaltamos, dentre os resultados evidenciados, pontos frágeis na comunicação a distância, decorrentes de percalços advindos do acesso precário à internet. Por fim, confrontamos o PPP do curso, com os programas de inclusão digital vigentes e com os resultados provenientes da dissertação mencionada, buscando colocar sob tensão esse modelo de curso vinculado a UAB e promover uma reflexão sobre quais as ações que poderiam ser tomadas para harmonizar tal tensão, com a finalidade de que os envolvidos neste curso de fato vivenciem seu PPP, em particular no que tange ao uso da internet.


Palavras-chave


Licenciatura em Matemática a distância. EaD. Internet.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, Lindeval Fernandes de Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

Editors
M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

Submit your paper to Acta Scientiae Journal with the following general characteristics and timetable:

  • Mention of submission to this Special Issue
  • Language: Papers are accepted only in English
  • Deadline for Manuscript Submission: November 30, 2020
  • Publication Date: December 2021 Special Issue (Vol. 23)

Further information, including instructions for authors and subscription information, can be found here.

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 8

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.