Evolução nas concepções sobre o ensino de Física dos acadêmicos de licenciatura em Física ao participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), do governo federal, visa inserir os licenciandos no cotidiano escolar desde o início da sua formação. Nesse contexto, este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa sobre a evolução das concepções de um grupo de licenciandos em Física de instituições do Rio Grande do Sul ao participarem das atividades desenvolvidas no programa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos, separados por um intervalo de quatro semestres, e utilizou um instrumento elaborado e validado por Darroz e Wannmacher (2015), estruturado na escala Likert, o qual permite ao respondente manifestar seu grau de concordância diante de determinadas afirmações relacionadas à contextualização, interdisciplinaridade, experimentação e avaliação do processo de ensino de Física. Os resultados foram comparados aos obtidos junto a um grupo controle formado por acadêmicos dos cursos de licenciatura em Física do Rio Grande do Sul. A análise estatística dos resultados obtidos demonstra que, após quatro semestres, as concepções dos bolsistas de iniciação à docência apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às evidenciadas na primeira coleta de dados, indicando a compreensão de que o ensino de Física deve ser construído de forma interdisciplinar e contextualizada, de que a avaliação tem, nesse processo, a função de diagnosticar a aprendizagem dos estudantes e de que as atividades práticas permitem a identificação dos fenômenos físicos estudados de maneira reflexiva.

Palavras-chave


Pibid. Ensino de Física. Formação de professores.

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Direitos autorais 2016 Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher

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