Aplicação da modelagem e simulação no ensino de modelos de sistemas gasosos / Application of computer simulation and modelling to the study of gases
Resumo
Neste trabalho relata-se um estudo sobre a influência do uso de ferramentas de modelagem e desimulação computacional na aprendizagem e compreensão dos conceitos e na capacidade de articulaçãoentre os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico no contexto dos modelosde gases ideais e reais. A modelagem e a simulação computacional foram desenvolvidas utilizando osoftware Modellus, aplicada mediante o uso de um guia construído dentro da estratégia P.O.E. (Predizer– Observar – Explicar). A atividade foi efetuada em turmas de estudantes regularmente matriculados emcursos universitários das áreas de Ciências e Tecnologia. Foram aplicados três instrumentos de coleta dedados: – pré-teste, tutorial e pós-teste. A análise dos instrumentos de coleta de dados foi realizada deforma qualitativa e quantitativa. De modo genérico pode-se verificar que a metodologia adotada proporcionouevolução conceitual, apresentando melhores resultados nos níveis simbólico e macroscópico.
In this work we describe a research about the influence of computer modeling and simulation tools onthe learning of concepts and on the linking between the three levels of representation – microscopic, symbolicand macroscopic – in the context of ideal and real gases. The modeling and simulation activities weredevelope using the software Modellus applying a P.O.E. (Predict – Observe – Explain) strategy. The activitywas undertaken in university classes of students of science and technology. A pre-test, a tutorial and a posttestwere applied and the results were examined both qualitatively and quantitatively. We could observe thatthis metodology allowed conceptual evolution with better results in the symbolic and microscopic levels.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Osvaldo Balen, Paulo Augusto Netz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.