Relações Pessoais com o Saber sob a Perspectiva do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Física no PIBID

Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Lilian Aparecida Teixeira, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Cássia Emi Obara

Resumo


Neste artigo, trazemos resultados de uma investigação, realizada por meio de autoscopias, que buscou levantar aspectos pessoais, que estudantes de licenciatura em Física e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, consideraram relevante em relação às aulas que ministraram. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva e tendo por aporte teórico e interpretativo um instrumento denominado Matriz 3x3, que nos forneceu categorias a priori. Diante do processo analítico realizado emergiram, ainda, subcategorias relacionadas ao ensino. Entre elas destacamos: o envolvimento emocional e a segurança com relação ao ensino demonstrada pelos licenciandos; o aprendizado com outros professores; a interação com os alunos da Educação Básica; a visão de si enquanto docente. Esses resultados nos permitiram ampliar o conhecimento a respeito da linha pessoal da Matriz 3x3 e compreender a importância da subjetividade no processo de constituição de um profissional da docência.


Palavras-chave


Formação inicial de professores de Física. Autoscopia. PIBID. Relação com o saber.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Lilian Aparecida Teixeira, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Cássia Emi Obara

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.