Relações Pessoais com o Saber sob a Perspectiva do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Física no PIBID

Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Lilian Aparecida Teixeira, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Cássia Emi Obara

Resumo


Neste artigo, trazemos resultados de uma investigação, realizada por meio de autoscopias, que buscou levantar aspectos pessoais, que estudantes de licenciatura em Física e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, consideraram relevante em relação às aulas que ministraram. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva e tendo por aporte teórico e interpretativo um instrumento denominado Matriz 3x3, que nos forneceu categorias a priori. Diante do processo analítico realizado emergiram, ainda, subcategorias relacionadas ao ensino. Entre elas destacamos: o envolvimento emocional e a segurança com relação ao ensino demonstrada pelos licenciandos; o aprendizado com outros professores; a interação com os alunos da Educação Básica; a visão de si enquanto docente. Esses resultados nos permitiram ampliar o conhecimento a respeito da linha pessoal da Matriz 3x3 e compreender a importância da subjetividade no processo de constituição de um profissional da docência.


Palavras-chave


Formação inicial de professores de Física. Autoscopia. PIBID. Relação com o saber.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Lilian Aparecida Teixeira, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Cássia Emi Obara

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.