Estudos sobre trilhas: uma análise de tendências em eventos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental

Marcelo Rocha, Roberto Henrique, Carolina Quitá, Luis Silveira, Victor Vasconcellos

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos relacionados às trilhas ecológicas que foram apresentados em eventos de ensino de ciências e educação ambiental (ENPEC, ENECiências e EPEA) no período de 1997 a 2015. Na análise dos dados buscou-se demarcar as vertentes de pesquisa que englobam o tema. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se um levantamento da produção sobre trilhas publicada nos anais dos eventos, e na segunda, selecionou-se os trabalhos pertinentes ao tema de modo a aprofundar as discussões acerca dos conceitos de trilhas, para que público se destinam e as metodologias de planejamento e execução. Os resultados obtidos apontam para a recorrência pouca expressiva do tema trilhas nestes eventos e para a dificuldade de diferenciar termos como trilhas ecológicas, interpretativas e educativas. O panorama traçado por nossa pesquisa sinaliza para a necessidade de estudos que avancem no sentido de debaterem sobre questões mais amplas, de cunho teórico, sobre trilhas ecológicas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Marcelo Rocha, Roberto Henrique, Carolina Quitá, Luis Silveira, Victor Vasconcellos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.