O ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre uma proposta pedagógica
Resumo
A problemática em discussão neste artigo assenta-se no ensino de ciências pautado em temas relacionados à promoção da saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscam-se reflexões acerca de dinâmicas de ensino-aprendizagem tendo em vista apreensões, por parte dos alunos, de comportamentos promotores de saúde, por meio de dinâmicas que superem a mera transmissão de conhecimentos, tornando-os capazes de por em prática o que aprenderam. Para o alcance dos nossos objetivos, traçamos um desenho metodológico composto de uma proposta pedagógica em cinco aulas e tendo o questionário como instrumento para coleta de dados. As análises pautaram-se no processo de tematização dos relatos escritos pelos estudantes nos questionários. Entendemos que devido aos distintos níveis de realidade que caracterizam os sujeitos da EJA, torna-se necessário uma variedade nas formas de explicitação dos conteúdos escolares, das quais dinâmicas de escuta, de tensionamento de ideias e de negociação configuram-se como alternativas positivas de ensino aprendizagem enquanto meio para captar e potencializar a formação destes sujeitos. Defendemos que é necessário renovar não somente as formas de empreender o ensino do tema promoção à saúde, mas também o ensino de ciências em geral, convocando a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento científico.
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