A constituição da matemática como uma disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina / The Constitution of Mathematics as a Discipline in Elementary School at the Experimental College of the Federal

Joseane Pinto de Arruda, Cláudia Regina Flores

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar como normas e práticas foramarticuladas em uma escola, no ano de 1980, criando condições para instaurar amatemática no ensino primário como uma disciplina escolar. Apoiando-se no estudo dahistória das disciplinas escolares por Chervel (1990) e pela definição de cultura escolarpor Julia (2001), assume-se que a escola tem certa autonomia na elaboração das propostasdidáticas que visam à constituição do conhecimento. As fontes utilizadas foram documentose entrevistas, e a análise se deu a partir do conceito de cultura escolar, disciplina escolar edo ideário do Movimento da Matemática Moderna. Conclui-se que discutir sobre as práticasnormativas e as práticas exercidas em sala de aula, de um tempo passado, é uma possibilidadede compreender no presente como costumes e regras foram engendrados para constituir amatemática como uma disciplina escolar.

This paper aims to present as rules and practices have been articulated in a school, in1980, creating conditions for introducing mathematics in elementary school as a discipline.Relying on the study of the history of school subjects by Chervel (1990) and the definitionof school culture by Julia (2001), it is assumed that the school has some autonomy in theelaboration of didactical propositions which have, as the aim, the constitution of knowledge.The sources were documental and interview and the analysis is done according to theconcept of school subjects , school culture, and ideas from Modern Mathematics Movement.It has been concluded that the discussion of earlier normative practices and practices from the classroom, offers the possibility of understanding the present practices and how habitusand rules have been engendered to constitute mathematics as school subject.


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