A Transformação das Relações com o Saber Matemático de Alunos Ingressantes na Universidade
Resumo
A reprovação em Matemática nos primeiros anos dos cursos universitários da área das ciências exatas é apontada como um dos principais motivos de evasão. Nesse trabalho a Teoria da Relação com o Saber foi utilizada como referencial teórico para analisar as transformações das relações que os ingressantes estabelecem com o saber matemático e as conexões dessas com a aprendizagem. Sete alunos voluntários de uma turma de Matemática Instrumental foram monitorados através de questionários, entrevistas, testes e acompanhamento de aulas. Os dados foram sistematizados com as técnicas da análise de conteúdo e permitiram observar que a transformação das relações de objetivação-denominação para imbricação-domínio é um processo lento e constitui um severo limitante da qualidade da aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Pedro Augusto Pereira Borges, Méricles Thadeu Moretti

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:|  | Scopus |  | Latindex |  | Edubase (SBU/UNICAMP) | 
|  | Sumarios.org |  | Google Scholar |  | Portal LivRe (CNEM) | 
|  | Journals for Free |  | REDIB |  | Galoá DOI | 

Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
