Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral / A Study on General Chemistry Syllabus Design

José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de químicaoferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com estadivulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinasde química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando umamelhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão eaprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professoresuniversitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico,sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementosinovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançadosquanto ao aprendizado dos estudantes.

This paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at ChemistryTeaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulateGeneral Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogicalperformance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry outthis study we counted with the participation of a group of university professors. In this work wehighlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistryknowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account thatthose features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in thestudents’ learning experience achieved by the professors when employing such features.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 José Claudio Del Pino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.