Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral / A Study on General Chemistry Syllabus Design

José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de químicaoferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com estadivulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinasde química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando umamelhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão eaprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professoresuniversitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico,sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementosinovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançadosquanto ao aprendizado dos estudantes.

This paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at ChemistryTeaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulateGeneral Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogicalperformance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry outthis study we counted with the participation of a group of university professors. In this work wehighlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistryknowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account thatthose features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in thestudents’ learning experience achieved by the professors when employing such features.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 José Claudio Del Pino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.