Educação sexual em uma escola pública de Juazeiro do Norte/CE: percepção dos adolescentes / Sex Education in a Public School of Juazeiro do Norte-CE: Adolescent’s Perception

Glauberto da Silva Quirino, João Batista Teixeira da Rocha

Resumo


Estudo de natureza quanti-qualitativa, realizado com 67 estudantes de 15 a 19 anos do EnsinoMédio de uma escola pública do Estado do Ceará, cujo objetivo foi identificar a abordagem deprofessores(as) acerca da educação sexual no espaço escolar segundo a percepção dos adolescentes.Os dados foram coletados em janeiro e fevereiro de 2010, mediante aplicação de questionários comperguntas objetivas e subjetivas aplicados em sala de aula. As informações foram submetidas aométodo do Discurso do Sujeito Coletivo, da qual emergiram três temas: ausência de abordagemsobre as questões sexuais; rara abordagem sobre o assunto; frequente abordagem e esclarecimentosobre o assunto. Constatou-se que a abordagem ainda se localizava, predominantemente, nas ciênciasbiológicas, pautadas na prerrogativa da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e gravidezna adolescência. Percebeu-se, ainda, dificuldade de prática docente transversal e interdisciplinar.

Quanti-qualitative study carried out with 67 secondary education students, between 15and 19 years-old of a public school of the State of Ceará, with the objective to identify teachers’approach on sex education in the school environment according to adolescents’ perception. Datawas collected in January and February 2010, through questionnaires containing objective andsubjective questions applied in the class room. Information was submitted to Collective SubjectsDiscourse method, where three themes were identified: no approach on sex matters; rare approachon the matter; frequent approach and explanation on the matter. It was verified that the approachis still located mainly in biological sciences, ruled in the prerogative of preventing sexuallytransmitted infections and teen pregnancy. It was also noticed the difficulty of a cross-sectionaland interdisciplinary educational practice.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Glauberto da Silva Quirino, João Batista Teixeira da Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.