Contribuições dos textos de divulgação científica para o ensino de Ciências na perspectiva dos professores / Contributions of Scientific Texts for Teaching Science in the Perspective of Teachers

Marcelo Borges Rocha

Resumo


Este estudo teve por objetivo investigar como os textos de divulgação científica podemcontribuir ao ensino de conceitos relacionados à área de Ciências, em situações de sala de aula. Estainvestigação foi realizada junto a cinco professores de ciências dos terceiro e quarto ciclos do EnsinoFundamental que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e analisouseuma prática valorizada pelos próprios professores procurando avançar no entendimento das suasmotivações e aprender com suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida apoiando-se em métodosqualitativos, envolvendo levantamento e exploração de aspectos gerais do uso didático de textos dedivulgação e casos de experiências do uso de textos específicos pelos professores. Os professoresapontaram que a leitura de textos de divulgação científica é importante no sentido de contribuirpara a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos. Destacaram ainda,que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na medida em que possibilita a troca de ideiasentre professor e alunos e, ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Além dessepotencial, os professores percebem a utilização dos textos de divulgação no sentido de favorecera atualização pedagógica, explorando assim, novas metodologias de trabalho.

This study aimed to investigate how the popular science texts can contribute to the teachingconcepts related to the field of Science in classroom situations. This investigation was conductedwith five science teachers from the third and fourth cycles of elementary school who used thesematerials in their classes. Thus, we identified and analyzed a practice valued by teachers seeking toenhance the understanding of their motivations and learn from their experiences. The survey wasdeveloped relying on qualitative methods, involving a survey and exploration of general aspectsof the didactic use of texts and cases of dissemination of experiences of the use of specific textsby teachers. Teachers pointed out that the reading of scientific texts is important to contribute to student education, increasing their vocabulary and knowledge. We also pointed out that workingwith these texts enriches the classroom, in that it enables the exchange of ideas between teacher andstudents and also provides a discussion of social issues. Beyond this potential, teachers perceivethe use of disclosure of the texts in order to promote educational upgrading, thus exploiting, newworking methods.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Marcelo Borges Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.