Avaliação em Matemática no Ensino Médio: uma análise de estratégias equivocadas

Rosangela de Souza Jorge Ando, Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Resumo


Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco está na análise dos estudos sobre avaliação de um grupo de professores de matemática. Discutimos estratégias equivocadas de alunos identificadas na resolução de questões de funções do Exame Nacional do Ensino Médio. O referencial teórico, no tocante à avaliação, vem dos estudos de Haydt e, quanto à análise de erros, de Cury ou de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar. A metodologia é do tipo investigação–ação, com caráter co-generativo, desenvolvida em duas fases: pesquisa documental e de campo. A coleta dos dados utilizou questionário de entrada; entrevistas semiestruturadas; gravações em vídeo e áudio, protocolos de atividades dos professores do grupo e arquivos digitais. A análise interpretativa dos dados, baseada em categorias, identificou cinco tipos de estratégias equivocadas nas resoluções dos alunos.


Palavras-chave


Funções. Avaliação Diagnóstica. Erros. ENEM.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rosangela de Souza Jorge Ando, Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.