Utilização da Videoanálise para o estudo do movimento circular e a construção do conceito de aceleração centrípeta

Nestor Cortez Saavedra Filho, Jorge Alberto Lenz, Arandi Ginane Bezerra Jr

Resumo


O ensino e aprendizagem do movimento de rotação é um assunto tortuoso para professores e estudantes, por não raro culminar no simples decorar de fórmulas e conceitos. Em parte, isto ocorre por tratar-se de movimento não-inercial, mantido por força resultante, chamada de centrípeta, que implica na necessidade de uma abordagem vetorial, nem sempre acessível ao ensino médio. Este trabalho propõe um resgate conceitual da força centrípeta, por meio de uma atividade experimental envolvendo videoanálise e baseada no software livre Tracker. Busca-se desenvolver recursos para expandir a percepção dos estudantes sobre a dinâmica do movimento de rotação, combinando experimento e abordagem teórica, num processo que ilustra aspectos importantes do próprio fazer científico.


Palavras-chave


Ensino de Física; Tecnologias de Informação e Comunicação; Videoanálise; Rotação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Nestor Cortez Saavedra Filho, Jorge Alberto Lenz, Arandi Ginane Bezerra Jr

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.