Utilização da Videoanálise para o estudo do movimento circular e a construção do conceito de aceleração centrípeta

Nestor Cortez Saavedra Filho, Jorge Alberto Lenz, Arandi Ginane Bezerra Jr

Resumo


O ensino e aprendizagem do movimento de rotação é um assunto tortuoso para professores e estudantes, por não raro culminar no simples decorar de fórmulas e conceitos. Em parte, isto ocorre por tratar-se de movimento não-inercial, mantido por força resultante, chamada de centrípeta, que implica na necessidade de uma abordagem vetorial, nem sempre acessível ao ensino médio. Este trabalho propõe um resgate conceitual da força centrípeta, por meio de uma atividade experimental envolvendo videoanálise e baseada no software livre Tracker. Busca-se desenvolver recursos para expandir a percepção dos estudantes sobre a dinâmica do movimento de rotação, combinando experimento e abordagem teórica, num processo que ilustra aspectos importantes do próprio fazer científico.


Palavras-chave


Ensino de Física; Tecnologias de Informação e Comunicação; Videoanálise; Rotação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Nestor Cortez Saavedra Filho, Jorge Alberto Lenz, Arandi Ginane Bezerra Jr

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.