Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos Relacionados à Nanociência por meio da Modelagem Matemática / Teaching and Learning of Mathematical Concepts Related to Nanoscience by means of the Mathematical Modeling

Eleni Bisognin, Ivana Zanella da Silva, Solange Binotto Fagan, Vanilde Bisognin

Resumo


Este trabalho tem como propósito analisar as contribuições da Modelagem Matemática paraabordagem de conceitos relacionados à Nanociência e à Nanotecnologia com alunos participantes deum curso de mestrado em ensino de Física e de Matemática. Por meio de uma pesquisa qualitativa,procurou-se analisar as produções e as falas dos alunos durante a realização da atividade em sala deaula e registradas no diário da professora. Destacaram-se dois eixos temáticos: reação dos alunosfrente à Nanociência e à Nanotecnologia, relação do processo de modelagem com a Nanociência.Os resultados da pesquisa apontam que a modelagem propiciou um estudo interdisciplinar quecontribuiu para a aprendizagem de diferentes conteúdos da Matemática relacionados com escalas,área de superfície e volume de sólidos geométricos associados à Nanociência.

This work has the purpose of analyzing the contributions of the Mathematical Modeling tothe approach of concepts related to Nanoscience and Nanotechnology, and was done with studentsfrom a Master Course in Physics and Mathematics Teaching. Through a qualitative research, it wasaimed to analyze the students’ productions and speeches during the activity accomplished in theclassroom which were then, registered in the teachers’ diary. Two main themes are highlighted: the students’ reaction facing Nanoscience and Nanotechnology; and, the relation of the modeling processwith Nanoscience. The research results showed that the Modeling provided an interdisciplinarystudy which contributed to the apprenticeship of different contents of Mathematics, these, relatedto scales, surface area and geometric solids volume and associated to Nanoscience.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eleni Bisognin, Ivana Zanella da Silva, Solange Binotto Fagan, Vanilde Bisognin

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.