Problem Solving with Environmental Themes in Math Classes

Cláudio Cristiano Liel, Arno Bayer

Resumo


O presente estudo, que é parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta dados de uma formação continuada em educação ambiental e matemática para professores de matemática, focando em situações-problema elaboradas nessa formação e que envolvem conteúdos matemáticos com temáticas ambientais. As situações-problema abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente - APP e envolveram os conteúdos de estatística, regra de três, porcentagem, proporção, operações com números naturais, perímetro, áreas e medidas de comprimento, massa e volume. As situações criadas foram utilizadas pelos professores participantes da formação, nas séries finais do ensino fundamental da rede municipal e estadual do município de São Sebastião do Caí. Conforme depoimentos e análises desses professores, este trabalho influenciou as suas práticas em relação aos temas ambientais, pois trabalharam com atividades que relacionavam situações cotidianas com o ensino formal, despertando a consciência ambiental e o interesse dos alunos pelos temas ambientais, dentro de propostas contextualizadas.

 

 


Palavras-chave


Resolução de Problemas. Situações-problema. Consciência Ambiental.

Texto completo:

PDF (English) PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudio Cristiano Liel, Arno Bayer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.