Problem Solving with Environmental Themes in Math Classes

Cláudio Cristiano Liel, Arno Bayer

Resumo


O presente estudo, que é parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta dados de uma formação continuada em educação ambiental e matemática para professores de matemática, focando em situações-problema elaboradas nessa formação e que envolvem conteúdos matemáticos com temáticas ambientais. As situações-problema abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente - APP e envolveram os conteúdos de estatística, regra de três, porcentagem, proporção, operações com números naturais, perímetro, áreas e medidas de comprimento, massa e volume. As situações criadas foram utilizadas pelos professores participantes da formação, nas séries finais do ensino fundamental da rede municipal e estadual do município de São Sebastião do Caí. Conforme depoimentos e análises desses professores, este trabalho influenciou as suas práticas em relação aos temas ambientais, pois trabalharam com atividades que relacionavam situações cotidianas com o ensino formal, despertando a consciência ambiental e o interesse dos alunos pelos temas ambientais, dentro de propostas contextualizadas.

 

 


Palavras-chave


Resolução de Problemas. Situações-problema. Consciência Ambiental.

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Direitos autorais 2017 Cláudio Cristiano Liel, Arno Bayer

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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