Grupos de investigação colaborativos em Educação Matemática: um exercício de diálogos possíveis.

Zionice Rodrigues

Resumo


Estudos atuais mostram a colaboração como estratégia para se investigar a prática. Neste projeto tem-se como foco principal investigar como surgem os grupos colaborativos no Brasil e, além disto, apontar um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Este estudo tem como objetivo primeiro levantar e registrar quais os fatores que levaram determinados professores/formadores à construção de parcerias e, consequentemente, à constituição de um grupo colaborativo no qual estão integrados professores da educação básica e professores da universidade. Os depoimentos coletados dos principais articuladores de grupos colaborativos oferecem registros que permitem reflexões para futuros professores de Matemática buscarem mecanismos para a formação continua em sua prática profissional. Em sua segunda parte, este artigo objetiva:   i) apresentar uma amostra de algumas teses que foram produzidas a partir dos anos de 2004 até 2012 no que se refere ao tema trabalho na perspectiva da colaboração em Portugal; ii) descrever e analisar pelo menos três modalidades de trabalho na perspectiva da colaboração. Como conclusão do estudo pode se aferir que os projetos na perspectiva da colaboração em Portugal têm início, desenvolvimento e término, enquanto os projetos de grupos em contexto colaborativo pesquisados no Brasil apresentam características de continuidade ao longo dos anos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Zionice Rodrigues

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.