Uma Proposta de Avaliação de Aprendizagem em Atividades de Modelagem Matemática na Sala de Aula / A Proposal for Evaluation of Learning in Mathematical Modeling Activities in the Classroom

Denise Fabiana Figueiredo, Lilian Akemi Kato

Resumo


As argumentações favoráveis quanto ao uso da Modelagem Matemática no ensino têmsido amplamente reforçadas pelos diversos relatos de professores e pesquisadores, em eventoscientíficos ou outros meios de divulgação, apontando resultados positivos alcançados quanto àformação da cidadania, o desenvolvimento do raciocínio e o estímulo à investigação crítica. Taisdiscussões também suscitam o debate acerca das dificuldades enfrentadas por professores, na suaprática pedagógica, dentre as quais destacamos, nesse trabalho, a avaliação da aprendizagem doaluno numa atividade de Modelagem Matemática. Esta inquietação norteia a questão central destapesquisa que objetivou a elaboração de parâmetros para a avaliação da aprendizagem significativado aluno em uma atividade de Modelagem Matemática na sala de aula. Este artigo é um ensaioteórico sustentado pelas pesquisas que realizamos sobre o nosso foco de estudo, buscando explorarum assunto ainda pouco investigado na literatura específica. Ao final, apresentamos um exemplode utilização dos parâmetros construídos em uma atividade de Modelagem Matemática realizadana sala de aula.

The favorable arguments to the use of Mathematical Modeling in education have beenlargely reinforced by several reports of teachers and researchers in scientific events or othermeans of dissemination, indicating the positive results achieved, besides promoting an educationthat favors the formation of citizenship, the development of thought and the encouragement ofcritical inquiry. These discussions also raise the debate about the difficulties faced by teachers intheir teaching, which are highlighted in this work, issues related to different forms of evaluationof student’s learning in a Mathematical Modeling activity. This concern guides the central issue of this research focused in the development of parameters for the evaluation of meaningful learningof the student in activities of mathematical modeling in the classroom. This article is a theoreticalessay supported by the investigation we have conducted about the mainstream of study, seekingto explore a subject which has not been investigated so widely yet in specific literature. At theend, we present an example showing the usage of parameters built in a Mathematical Modelingactivity performed in the classroom.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Denise Fabiana Figueiredo, Lilian Akemi Kato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.