Uma Experiência com Modelagem Matemática para a Abordagem de Conceitos de Física / An Experience with Mathematical Modelling for the Approach of Concepts of Physics

Ednilson Sergio Ramalho de Souza

Resumo


A Modelagem Matemática, enquanto estratégia educacional, tem como característica a análisede situações-problema com ênfase na construção de modelos matemáticos e vem sendo utilizadacom bons resultados na aprendizagem em Matemática. Considerando que a aprendizagem em Físicarequer, em grande parte, a movimentação de modelos matemáticos, é interessante indagar: o ensinode Física pode ser mediado pela Modelagem Matemática? Para investigar essa questão, optamos poruma pesquisa qualitativa com 20 estudantes de um curso de Matemática da Universidade Federaldo Oeste do Pará (Ufopa), na cidade de Santarém-PA, durante a disciplina Física Fundamental I.Concluímos que foi possível abordar conceitos de Física por meio de atividades de ModelagemMatemática, no entanto, houve a necessidade de complementações nas atividades de ensino paraque a compreensão dos alunos em relação aos conceitos pudesse se manifestar.

The Mathematical Modelling while educational strategy has as characteristic the analysisof situation-problem with emphasis in the construction of mathematical models and it has beenused with good results in the learning in Mathematics. Considering that the learning in Physicsrequests, largely, the movement of mathematical models is interesting to investigate: Is it possibleto teach Physics mediated by the Mathematical Modelling? To investigate that question we optedfor qualitative research with 20 students of course of Mathematics of the Federal University of theWest of Pará (Ufopa), in the city of Santarém-PA, during the discipline Fundamental Physical I. Weconcluded that was possible to approach concepts of Physics through the Mathematical Modelling,however, there was the need of complementations in the teaching activities so that the students’understanding in relation to the concepts could show.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Ednilson Sergio Ramalho de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.