Permanência da Aprendizagem Docente proporcionada pela participação no PIBID/Física: o que dizem os ex-bolsistas de iniciação à docência

Luiz Marcelo Darroz, Cleci TereSinha Werner da Rosa

Resumo


Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que objetivou identificar indícios da permanência da aprendizagem docente em um grupo de vinte egressos do curso de Física – Licenciatura de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul que participaram das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) durante a sua formação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se com base nos materiais coletados, dos quais se realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD) que tinha como categorias a priori uma adaptação dos cinco focos da aprendizagem docente. De acordo com os resultados obtidos, os investigados apresentam indícios da manutenção da aprendizagem docente adquirida durante o desenvolvimento das atividades do subprojeto Física do Pibid.


Palavras-chave


Pibid. Ex-bolsistas de iniciação à docência. Aprendizagem docente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Luiz Marcelo Darroz, Cleci TereSinha Werner da Rosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.