Permanência da Aprendizagem Docente proporcionada pela participação no PIBID/Física: o que dizem os ex-bolsistas de iniciação à docência

Luiz Marcelo Darroz, Cleci TereSinha Werner da Rosa

Resumo


Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que objetivou identificar indícios da permanência da aprendizagem docente em um grupo de vinte egressos do curso de Física – Licenciatura de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul que participaram das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) durante a sua formação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se com base nos materiais coletados, dos quais se realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD) que tinha como categorias a priori uma adaptação dos cinco focos da aprendizagem docente. De acordo com os resultados obtidos, os investigados apresentam indícios da manutenção da aprendizagem docente adquirida durante o desenvolvimento das atividades do subprojeto Física do Pibid.


Palavras-chave


Pibid. Ex-bolsistas de iniciação à docência. Aprendizagem docente.

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