Estatística apoiada pela tecnologia: uma proposta para identificar tendências climáticas / Statistics supported by technology: A proposal to identify climate trends

Júlio César Penereiro, Denise Helena Lombardo Ferreira

Resumo


O objetivo deste trabalho é envolver e motivar um grupo de estudantes de graduação no uso de alguns conteúdos estatísticos envolvendo testes paramétricos e não paramétricos. Faz-se um estudo das variações da temperatura média e da precipitação pluviométrica para identificar
possíveis tendências climáticas. Foram empregados análises de regressão e os testes de Mann-Kendall e Pettitt em dados medidos para a cidade de Campinas no período de 1910 a 2009. Os resultados indicam que não houve tendência na variável precipitação, mas foi identifi cado um significativo aumento da temperatura média que, possivelmente, está relacionada à influência antrópica iniciada a partir de 1955. Os estudos resultaram em várias discussões entre os estudantes e os pesquisadores envolvidos, especialmente sobre como detectar tendência a uma série de dados e decidir por qual teste estatístico empregar. Dessa maneira, constatou-se que a pesquisa atendeu algumas das expectativas dos estudantes, como vincular os testes estatísticos utilizados com a realidade do cotidiano aliados à tecnologia.

The goal of this work is to engage and motivate a group of undergraduate students in theuse of some content involving statistical parametric and nonparametric tests. A study is made ofvariations in average temperature and precipitation to identify possible trends in climate. It hasbeen utilized regression analysis and the Mann-Kendall and Pettitt tests on measured data for thecity of Campinas from 1910 to 2009. The results indicate that there was no trend in the variableprecipitation, but was identifi ed signifi cant trend of increasing temperature is, possibly, related tohuman infl uence starded from 1955. The studies resulted in many discussions among students andresearchers involved, especially on how to detect a range of trend data and decide which statisticaltests to employ. In this way, we meet some of the students´expectations, linking the statisticalsconcepts with the reality of daily life combined with technology.


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Direitos autorais 2012 Júlio César Penereiro, Denise Helena Lombardo Ferreira

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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