Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química / Overview about theme problem solving and its applications in Chemistry teaching

Melquesedeque da Silva Freire, Geraldo Alexandre da Silva Junior, Márcia Gorette Lima da Silva

Resumo


O artigo apresenta um breve panorama do tema resolução de problemas no ensino de Ciências, particularmente em química. Para o resgate e  levantamento do tema consideramos como apoio publicações acadêmicas e científi cas desenvolvidas no campo de investigação em resolução de problemas dos últimos 30 anos, chegando a um total de 1265 artigos. Identificamos aspectos que orienta o início da abordagem didática do tema, o entendimento para o termo problema, a classificação dos problemas e alguns relatos de propostas de abordagem nas aulas de química.

The article presents a brief overview of the problem solving subject in science teaching,particularly in chemistry. To the rescue and survey of the theme we consider the support of academicand scientifi c works carried on research fi eld about problem solving over the last 30 years, reachinga total of 1265 papers. We identifi ed some aspects that guide the beginning of didactic approachof the subject, the understanding of the problem expression, classifi cations and some reports ofproposed approaches in chemistry classes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Melquesedeque da Silva Freire, Geraldo Alexandre da Silva Junior, Márcia Gorette Lima da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.