Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Marcio Bennemann, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


O presente artigo pretende apresentar alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar qual é o entendimento sobre Educação Matemática Crítica e sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação que um grupo de professores de Matemática constrói no decorrer de uma experiência de formação continuada. A experiência foi desenvolvida com um grupo de professores do sudoeste do Paraná, numa série de encontros totalizando 20h. Neste artigo apresentamos a análise do trabalho desenvolvido pelo grupo em uma das atividades propostas. Empregando a pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-ação, o trabalho com os professores consistiu em produzir e discutir atividades matemáticas na planilha eletrônica Calc do BrOffice e no software GeoGebra. Concebidas segundo a filosofia da Educação Matemática Crítica, as atividades abordavam conteúdos relativos aos anos finais do ensino fundamental. O grupo, formado por professores que ainda não utilizavam as Tecnologias de Informação e Comunicação em suas aulas, que teve seu primeiro contado com essa filosofia nessa experiência de formação, concluiu que a utilização das TIC viabiliza um tratamento diferenciado aos conteúdos matemáticos, atribuindo-lhes maior representatividade e proximidade com a realidade, favorecendo o desenvolvimento de uma postura crítica com relação a “o que” ensinam, “como” ensinam e “para que” ensinam.

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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