Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo.

Paula Dorti Peixe, Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Lidiane Gomes Pinheiro, Sueli Aparecida Moreira

Resumo


Com o avanço da tecnologia, algumas áreas da biologia têm incorporado mudanças conceituais que refletem na aplicabilidade da ciência. Dentre elas, a genética se destaca pelo aprofundamento dos conceitos e contextualização prática devido aos seus aspectos tecnológicos inovadores. O objetivo desta pesquisa foi analisar livros didáticos de biologia sobre os temas DNA e Biotecnologia e suas relações com a abordagem CTS. Constatou-se que 50% dos livros didáticos avaliados não relacionam esses temas com a sociedade e o meio ambiente. Portanto, apesar das atuais discussões sobre a importância da abordagem CTS no ensino de ciências e a despeito desse tipo de abordagem ser critério de avaliação do PNLD, observou-se ainda fragilidade, nesse aspecto, nos livros didáticos avaliados neste estudo.

 


Palavras-chave


DNA e Biotecnologia; Livro Didático; Abordagem CTS.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Paula Dorti Peixe, Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Lidiane Gomes Pinheiro, Sueli Aparecida Moreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.