A Transposição Didática do Equivalente Mecânico do Calor nos Livros Didáticos de Física

Bianca Cintra de Carvalho, Luciano Carvalhais Gomes

Resumo


O presente trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa, por meio dos pressupostos teóricos da Transposição Didática, de como o tema equivalente mecânico do calor foi apresentado por James Prescott Joule e de que forma ele é abordado pelos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Após uma revisão bibliográfica em que foi feita uma leitura dos textos originais de Joule, escritos em meados do século XIX, verificou-se que esse tema sofre uma despersonalização, desincretização e descontextualização, pelos livros didáticos, acarretando em um saber desprovido de seu contexto histórico e epistemológico. Além disso, os livros divulgam inúmeras distorções e simplificações quanto às imagens utilizadas para ilustrar o famoso experimento de Joule, o calorímetro das pás. Essas conclusões servem como um alerta para aqueles que utilizam os livros didáticos como referenciais teóricos no ensino, uma vez que eles reduzem a história da ciência a nomes, datas e procuram reafirmar posições indutivistas.

Palavras-chave


Ensino de Física; História da Ciência; Calor; Joule; Livro texto

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