A educação pela pesquisa, o questionamento e a crítica: propostas viáveis para ensinar e aprender / Education through research, questioning and criticism: Viable proposals to teach and learn

Ionara Barcellos Amaral, Valderez Marina do Rosário Lima

Resumo


Neste artigo, relatamos estudo sobre o uso do seminário como estratégia de ensino, aliado à pesquisa, ao questionamento, à produção escrita e sua validação em sala de aula. Esta é uma proposta viável para possibilitar aos alunos a (re)construção de uma aprendizagem de forma
autônoma e crítica. O objetivo do estudo foi identifi car as contribuições dessa combinação de estratégias de ensino para os processos de ensino e de aprendizagem. Relatamos como a proposta de trabalho foi  organizada e narramos alguns encontros, nos quais foi possível observar indícios de aprendizagem signifi cativa. Os sujeitos desta pesquisa eram estudantes do pós-ensino médio, de um curso de Técnico de  Enfermagem, área da saúde, disciplina de Anatomia e Fisiologia
Humana, e faixa etária entre 16 e 50 anos. As atividades foram desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2009. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados neste artigo algumas citações contidas nos diários de aula; gravação e transcrição de um dos encontros. Identifi camos que a metodologia de ensino utilizada pode auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, favorecendo a promoção de aprendizagem significativa.

This article covers a study on the use of seminar classes as a teaching strategy andthe fact that such strategy fi nds its validation in class when it is combined with research,questioning, and written production. This is a feaseable proposal since it allows studentsto (re)build their learning process in an autonomous and critical way. The study aimed atidentifying the contributions brought by that combination of teaching strategies in termsof teaching and learning. This work includes class plans as well as the description of someof the classes, moments when it was possible to observe evidences of meaningful learning.The subjects of this research were students who had already fi nished High School and were taking a Technical Nursing Course, health fi eld, Anatomy and Human Physiology class, agesranging from 16 to 50. The activities were carried out along the fi rst term of 2009. Among datacollection instruments were class diaries, recordings and transcription of one of the classes.The teaching methodology used proved to be helpful to the student’s learning process, favoringthe promotion of meaningful learning.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Ionara Barcellos Amaral, Valderez Marina do Rosário Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.