Novos Aportes Teórico-Metodológicos sobre os Saberes Profissionais na Formação de Professores que ensinam Matemática

Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini, Rosilda dos Santos Morais

Resumo


O texto tem por objetivo apresentar novos aportes teórico-metodológicos para a pesquisa sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Amparado em sínteses históricas sobre o saber docente, apresenta referências que mobilizam categorias como “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”. Escolhe como hipótese teórica de pesquisa a configuração ao longo do tempo de uma “matemática a ensinar” e de uma “matemática para ensinar”. Advoga que tais categorias poderão contribuir para a caracterização da matemática presente na formação do professor que ensina matemática. 


Palavras-chave


Educação Matemática, Saber Docente, Saber Profissional, História da Educação Matemática, Matemática a Ensinar, Matemática para Ensinar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini, Rosilda dos Santos Morais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.