(Re)pensando o uso de Libras e Signwriting: uma experiência com mapas conceituais / (Re)Thinking Brazilian Sign Language and Signwriting: An experience with conceptual maps

Lisiane Mallmann, Marlise Geller

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo sobre a utilização dos mapas conceituais no ensino da educação sexual para surdos. O objetivo principal é investigar as possibilidades de utilização de mapas conceituais (através de Libras e do Signwriting) com alunos surdos da 7ª série do ensino fundamental. O estudo foi realizado numa escola estadual especial, situada no Rio Grande do Sul, Brasil. Mapas conceituais elaborados (individualmente e em grupo) com a utilização de uma biblioteca digital com sinais no sistema Signwriting construída pelos próprios sujeitos da pesquisa foram analisados. Na elaboração dessa biblioteca, foram “construídos” dois novos sinais para duas doenças, sífi lis e gonorreia, o que auxiliou no entendimento dos alunos sobre as DSTs. A montagem da biblioteca digital e dos mapas conceituais gera indícios de que esses sujeitos construíram conhecimentos sobre educação sexual. Os dados obtidos permitem vislumbrar novas aplicações sobre a utilização do sistema Signwriting e de mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem com surdos.

This paper presents a qualitative research on the use of conceptual maps for the teachingof sexual education for the deaf. The main objective is to investigate how the conceptual maps(using Brazilian sign language and Signwriting) can be used to deaf students of seventh grade ofelementary school. This study was performed in a state school for special students, in state of RioGrande do Sul, Brazil. Conceptual maps built by the research subjects using a digital library withSignwriting system signs were analyzed. During the preparation of the library, two new signs were“invented” for two diseases, syphilis and gonorrhea, which facilitated the understanding of thestudents on STDs. The construction of the digital library and the conceptual maps gives evidencethat the sample of subjects constructed knowledge about sexual education. The data obtained allowus to look ahead to new applications on the use of the Signwriting system and conceptual maps inthe process of teaching and learning with the deaf.


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