Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de Matemática do Ensino Médio
Resumo
Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente a temáticas a serem abordadas no Currículo de Matemática do Ensino Médio. Para inclusão de temas no Currículo pesquisaram-se: o Currículo de Matemática e teorias curriculares contemporâneas baseadas nas pesquisas de Skovsmose (2006), Doll Jr. (1997) e Silva (2009). O objetivo desse estudo foi verificar quais os possíveis temas para serem trabalhados no Currículo de Matemática, considerando o que se deve ensinar, como ensinar e por que ensinar os conteúdos de Matemática, utilizando temáticas. Por meio de uma abordagem qualitativa buscou-se argumentar a favor do desenvolvimento do trabalho com temáticas para a revisar, aprofundar e/ou construir conceitos matemáticos. O estudo permitiu a elaboração de uma classificação para os temas de interesse os quais podem ser trabalhados no Currículo de Matemática, dando significado ao conhecimento escolar, relacionando os conteúdos formais a situações práticas ou próprias da Matemática. Além disso, a pesquisa viabilizou indicar caminhos para a prática docente, em sala de aula, com a exemplificação de três temáticas: Contemporaneidade, Político-Social e Cultura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.