Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de Matemática do Ensino Médio

Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente a temáticas a serem abordadas no Currículo de Matemática do Ensino Médio. Para inclusão de temas no Currículo pesquisaram-se: o Currículo de Matemática e teorias curriculares contemporâneas baseadas nas pesquisas de Skovsmose (2006), Doll Jr. (1997) e Silva (2009). O objetivo desse estudo foi verificar quais os possíveis temas para serem trabalhados no Currículo de Matemática, considerando o que se deve ensinar, como ensinar e por que ensinar os conteúdos de Matemática, utilizando temáticas. Por meio de uma abordagem qualitativa buscou-se argumentar a favor do desenvolvimento do trabalho com temáticas para a revisar, aprofundar e/ou construir conceitos matemáticos. O estudo permitiu a elaboração de uma classificação para os temas de interesse os quais podem ser trabalhados no Currículo de Matemática, dando significado ao conhecimento escolar, relacionando os conteúdos formais a situações práticas ou próprias da Matemática. Além disso, a pesquisa viabilizou indicar caminhos para a prática docente, em sala de aula, com a exemplificação de três temáticas: Contemporaneidade, Político-Social e Cultura. 


Palavras-chave


Currículo de Matemática. Ensino Médio. Temas de interesse. Sequências didáticas.

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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