O Ensino de Equações Quadráticas: como “costurar” o corte didático?

Rosana Nogueira de Lima, Lulu Healy, Rosangela Marazzio Koch

Resumo


Neste artigo, temos por objetivo identificar os desafios de natureza cognitiva associados à transição do trabalho com equações lineares para equações quadráticas. Para isso, elaboramos algumas equações quadráticas a serem resolvidas por alunos de 8º ano de uma escola estadual da cidade de Jundiaí/SP, que não haviam aprendido a resolver equações desse tipo, e trabalharam em duplas e trios para resolvê-las. Os dados foram analisados à luz do quadro teórico dos Três Mundos da Matemática. Os resultados evidenciam que a transição de equações lineares para quadráticas não foi realizada naturalmente por esses alunos. Para isso, é necessária uma intervenção didática, até mesmo para que eles usem os próprios já-encontrados de forma colaborativa ao invés de dificultadora.


Palavras-chave


equações quadráticas, lacuna cognitiva, Três Mundos da Matemática

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eISSN: 2178-7727

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