O Design de Tarefas-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada: uma autorreflexão sobre o processo
Resumo
A presente investigação procura compreender como o design de atividades-com-Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais a partir de uma prática pedagógica de Modelagem Matemática. A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma autorreflexão sobre o próprio processo investigativo. Valemo-nos, principalmente, de estudos de obras como Bicudo, Rosa, Dalla Vecchia, Seidel e Rosa, Nunes, entre outros pesquisadores. Entendemos que as Tecnologias Digitais, ao tornarem-se partícipes do processo de ensino e de aprendizagem (ROSA, 2008), podem produzir significados matemáticos distintos. Desse modo, exploramos os recursos do programa Blender e do aplicativo AndAR para produção de atividades-com-Realidade Aumentada sobre Funções de Duas Variáveis Reais. Na medida em que as atividades eram produzidas, refinávamos nosso pensamento e nossa compreensão sobre o tema da pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolvíamos, consequentemente, nossa Cyberformação (ROSA, 2015). Por fim, vislumbramos que a Percepção (SEIDEL; ROSA, 2011) pode contribuir para potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais conforme a prática pedagógica adotada. Ainda, consideramos que o processo investigativo pode ser estendido para o estudo de Geometria e Equações Paramétricas bem como favorecer a formação de professores e futuros professores de Matemática.
Palavras-chave
Educação Matemática. Função de Duas Variáveis Reais. Cyberformação. Tecnologias Digitais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Felipe Diego Bulla, Mauricio Rosa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.