O Design de Tarefas-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada: uma autorreflexão sobre o processo

Felipe Diego Bulla, Mauricio Rosa

Resumo


A presente investigação procura compreender como o design de atividades-com-Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais a partir de uma prática pedagógica de Modelagem Matemática. A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma autorreflexão sobre o próprio processo investigativo. Valemo-nos, principalmente, de estudos de obras como Bicudo, Rosa, Dalla Vecchia, Seidel e Rosa, Nunes, entre outros pesquisadores. Entendemos que as Tecnologias Digitais, ao tornarem-se partícipes do processo de ensino e de aprendizagem (ROSA, 2008), podem produzir significados matemáticos distintos. Desse modo, exploramos os recursos do programa Blender e do aplicativo AndAR para produção de atividades-com-Realidade Aumentada sobre Funções de Duas Variáveis Reais. Na medida em que as atividades eram produzidas, refinávamos nosso pensamento e nossa compreensão sobre o tema da pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolvíamos, consequentemente, nossa Cyberformação (ROSA, 2015). Por fim, vislumbramos que a Percepção (SEIDEL; ROSA, 2011) pode contribuir para potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais conforme a prática pedagógica adotada. Ainda, consideramos que o processo investigativo pode ser estendido para o estudo de Geometria e Equações Paramétricas bem como favorecer a formação de professores e futuros professores de Matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática. Função de Duas Variáveis Reais. Cyberformação. Tecnologias Digitais.

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