Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente/ Contributions and approaches of the experimental activities in the science teaching: Gathering elements for the educational practice

Jane Raquel Silva de Oliveira

Resumo


As atividades experimentais no ensino de ciências têm sido bastante discutidas entre ospesquisadores da área de educação em ciências, especialmente em relação às suas fi nalidadese tipos de abordagens. Os objetivos deste trabalho são discutir tais aspectos das atividadesexperimentais e reunir elementos que possam fornecer subsídios à prática docente. São discutidasinicialmente as principais contribuições das aulas experimentais e suas implicações no ensino deciências. Em seguida, são analisados os principais tipos de abordagens das atividades experimentais (demonstração, verifi cação e investigação), ressaltando seus limites e possibilidades, bem comoas estratégias para sua aplicação no contexto escolar.

The purposes and approach types of the experimental activities in the science teachinghave been enough discussed among the researchers of the science education area. The objectivesof this paper are to discuss such aspects of the experimental activities and to gather elementsthat can provide subsidies for the educational practice. At fi rst, the main contributions of theexperimental classes and their implications in the science teaching are discussed. The mainapproach types of the experimental activities are also analyzed (demonstration, verifi cationand investigation), highlighting their limits and possibilities, as well as the strategies for theirapplication in the school context.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Jane Raquel Silva de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.