Raciocínio Proporcional: um estudo sobre as estratégias de estudantes de pedagogia ao resolverem diferentes situações

Angélica Fontoura Garcia Silva, Alexsandro Soares Candido, Vera Helena Giusti de Souza

Resumo


Este artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por 30 alunas de um curso de pedagogia de uma universidade particular da grande São Paulo, ao resolverem situações de estruturas multiplicativas, sobretudo situações de valor omisso e comparação.  A coleta de informações se deu por meio da aplicação de um questionário – de caráter diagnóstico –, visando identificar estratégias utilizadas pelas participantes para resolverem as duas situações apresentadas. A análise dos dados fundamentou-se em teorias que versam sobre as estruturas multiplicativas e seu ensino. As respostas do grupo indicaram haver melhor comprensão deste grupo investigado em situações de comparação – 86,67% e de valor omisso, 70%. A estratégia utilizada pela maioria das alunas investigadas nas situações de comparação foi a busca da taxa unitária, e os erros ocorreram por concepções equivocadas sobre a determinação de quociente da divisão ou sobre a relação de ordem de números racionais na representação decimal.  Já nas situações que envolvem valor omisso, além da taxa unitária, as participantes também se utilizaram do produto cruzado, e os equívocos se deram nas resoluções que se utilizaram do raciocínio aditivo. Nesse grupo nenhum participante [1]se utilizou de estratégias funcionais e escalares.


 


Palavras-chave


Conhecimento Profissional docente. Estratégias de resolução. Raciocínio proporcional. Estruturas multiplicativas.

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3135

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