Formação do Professor que Ensina Matemática: a consolidação de um campo de estudo no Brasil

Bruna Larissa Cecco, Luci T. Marchiori dos Santos Bernardi, Nadir Castilho Delizoicov

Resumo


O presente artigo constitui-se numa reflexão acerca do desenvolvimento histórico da Formação de Professores que Ensinam Matemática (FPEM), importante região de inquérito da educação brasileira. A partir de um estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, que compõe o ideário teórico de uma dissertação de mestrado, objetivamos compreender o processo de desenvolvimento da FPEM no Brasil, bem como a sua constituição enquanto um campo de pesquisa e de estudos. Buscamos marcar a trajetória da constituição do ser professor no Brasil com a criação dos Institutos de Educação, a ênfase no primeiro curso de Matemática do país, a expansão do ensino superior, a implantação da pós-graduação e o advento da Matemática Moderna que trouxeram novas perspectivas para a formação do professor de matemática e para o desenvolvimento de pesquisas. Como apresentado por Fiorentini (1994), Ferreira (2003a, 2003b) e outros autores, a formação de professores se constitui como um foco temático na Educação Matemática e se consolida como campo de estudo no Brasil, evidenciando a necessidade e a importância de se discutir sobre o professor que ensina matemática. As mudanças em relação a algumas perspectivas de estudo e a nomenclatura, indicam a dinâmica e importância do campo, bem como a necessidade em preocupar-se com o professor em todo o seu percurso docente, não apenas nos momentos de formação.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Matemática; Campo de Estudo.

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Direitos autorais 2017 Bruna Larissa Cecco, Luci T. Marchiori dos Santos Bernardi, Nadir Castilho Delizoicov

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Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

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M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

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