A Formação de Professores em Tempos de Incertezas / Teacher Education in Times of Uncertainty

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Resumo


Esta produção acadêmica aborda a formação de professores e os princípios da sustentabilidade, responsabilidade, esperança e formação moral e ética, a partir de importantes referenciais bibliográficos sobre estas temáticas. Considera-se que abordar este tema é um desafio diante do atual contexto educacional. Ainda que a Universidade seja potencialmente o melhor lugar para formar os professores no sentido da prática reflexiva e do envolvimento crítico, para realizar esse potencial e provar sua competência, ela tem de evitar toda arrogância e trabalhar com os atores de campo. Em contrapartida, os estabelecimentos de ensino devem se esforçar por iniciar e manter um diálogo que não negue as diferenças. Assim, reflete-se sobre a realidade vivenciada pelos professores, os desafios da profissão e se apresenta possíveis contribuições para o processo de formação dos educadores. Para uma melhor qualidade no ensino, é necessário que além do conhecimento dos conteúdos de ensino, o professor possua um conjunto de saberes abrangentes, didáticos e transversais, provenientes de sua formação contínua, das trocas com colegas e construídos ao longo de sua experiência.

This production addresses the academic training of teachers and the principles of sustainability, responsibility, hope and moral and ethical training from important bibliographical references on these subjects. Considered to address this issue is a challenge in the current educational context. Although the University is potentially the best place to train teachers in the sense of reflective practice and critical engagement, to realize this potential and prove its competence, it has to avoid all arrogance and working with actors in the field. In contrast, schools should strive to start and maintain a dialogue that does not deny the differences. Thus, reflects on the reality faced by teachers, the challenges of the profession and presents possible contributions to the process of training of educators. For a better quality of education, it is necessary that in addition to knowledge of the contents of teaching, the teacher has a comprehensive set of knowledge, teaching and cross, from their training, exchanges with colleagues and built throughout his experience.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.