O Lugar da Prática nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática / The Place of Practice in Pedagogical Projects Courses in Mathematics

Flavia Sueli Fabiani Marcatto, Miriam Godoy Penteado

Resumo


Este artigo é sobre a inserção da Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática, através da análise de trinta Projetos Pedagógicos de Cursos. A implementação da Prática como Componente Curricular é orientada pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 2/2002. Partindo de questões sobre o cumprimento das 400 horas de prática, se ela está presente durante todo o período de formação e como estas horas estão inseridas na matriz curricular, é estabelecida uma caracterização dos projetos em três modelos A, B e C e constatado que apesar de diferenças que são discutidas neste artigo, todos mantem um papel privilegiado da teoria em relação à prática. Faz-se necessário, desfazer o isolamento entre o espaço de formação e o espaço de atuação e estabelecer um novo espaço dentro da formação, que permita em tempo real a interação dos conhecimentos considerados, os saberes da universidade e os saberes produzidos pela experiência docente, o conhecimento da escola básica. Portanto, a prática como componente curricular deve ser concebida como um espaço, dentro da formação inicial do aluno de licenciatura em matemática que considera os aspectos instrucionais, conceituais, avaliativos, formativos, cognitivos, culturais, éticos e políticos da escola básica.

This article is about the inclusion of such Component Curricular Practical courses in  Mathematics, by analyzing thirty Educational Projects Course. Implementation of Practice as Component Curriculum is guided by Resolution of the National Council of Education n ° 2/2002. Starting from questions about the performance of 400 hours of practice, if it is present throughout the training period and how these hours are embedded in curriculum is established a characterization of the projects in three models A, B and C and found that despite differences that are discussed in this article, all holding a privileged role of theory in relation to practice. It is necessary, undo the insulation space between training and performance space and establish a new space within the formation, allowing real-time interaction of knowledge considered, the knowledge of the university and the knowledge produced by teaching experience, the knowledge of basic school. Therefore, the practice as a curriculum component should be conceived as a space within the initial training of the student’s degree in mathematics that considers the instructional aspects, conceptual, evaluative, formative, cognitive, cultural, ethical and political primary school.

 


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