A Formação Docente em Projetos de Parceria Universidade e Escola / Teachers’ Education in University-School Partnership Projects

Adair Nacarato, Regina Célia Grando, Márcia Aparecida Amador Mascia

Resumo


O presente trabalho se insere no âmbito do Projeto Observatório da Educação, que vem sendo desenvolvido em uma parceria entre a Universidade e uma escola pública municipal de Itatiba/SP, entre pesquisadoras da universidade (docentes e mestrandas) e professores/pesquisadores da escola. Este texto tem como objetivo analisar os processos formativos que ocorrem nesse tipo de parceria, entre a Universidade e a escola, com suas potencialidades e limites. A ênfase será nas reflexões produzidas a partir dos estudos sobre as políticas públicas de avaliação; nos constrangimentos aos quais os professores estão submetidos em razão do controle do seu trabalho; nas aprendizagens docentes; e nos limites do trabalho colaborativo. Tomamos como objeto de análise as produções dos professores: registros reflexivos, entrevistas, relatórios e transcrições das reuniões do grupo. Apresentamos três eixos de análise: entre o idealizado e o prescrito; indícios de aprendizagens docentes; e entre o idealizado e o realizado. A análise nesses três eixos nos possibilitou identificar algumas aprendizagens docentes; compreender os constrangimentos que surgem nos cotidianos escolares e a falta de autonomia existente nas escolas, diante dos documentos prescritivos e do controle do trabalho docente. Discutimos, ainda, as dificuldades na organização e na manutenção de um grupo de trabalho colaborativo.

The work herein is inserted in the scope of the ‘Projeto Observatório da Educação’ (Education Observatory Project) which has been developed in a partnership between the University and a municipal public school from Itatiba/SP, involving researchers from the university (teachers and master students) and teachers/researchers from the school. This paper aims to analyse the educational processes which occur in this type of partnership between the University and the school, with all their potential and limitations. The focus is on the reflections based on studies about the public policies in evaluations and the embarrassment faced by teachers due to the control over their work, as well as on the teachers’ learning and the limits of collaborative work. As object of analysis we have the teachers’ productions: written reflections, interviews, reports and transcripts of group meetings. We present three analysis factors: between the idealized and the prescribed; hints of teachers’ learning; and between the idealized and the accomplished. The analysis of these three factors has enabled us to identify teachers’ learning; to understand the embarrassment that arises in daily school routine and the lack of autonomy at the schools, when facing prescriptive documents and the control of teachers’ work. Also, the difficulties in the organization and maintenance of a collaborative work group are discussed herein.


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Direitos autorais 2013 Adair Nacarato, Regina Célia Grando, Márcia Aparecida Amador Mascia

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