Formação de Professores, Discursos e Práticas de Ingressantes na Docência em Química na Educação Básica / Initial Training, Practices and Discourses of Beginer Teachers in Chemistry Teaching for Basic Education

Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira

Resumo


Considerando que o ingresso do professor na escola, seja durante o estágio ou nos primeiros anos de docência, suscita as primeiras impressões sobre o “ser professor” com uma reflexão fundamentada na prática profissional, propomos analisar os discursos que constituem esses profissionais em início de carreira, a partir de um estudo de caso, em uma escola pública da cidade de Pelotas/RS. O artigo trata sobre a constituição de professores de Química em meio ao hibridismo discursivo que circula no meio acadêmico e na escola, em um trabalho de análise que visa marcar tais discursos e seus efeitos nas práticas dos professores iniciantes dessa escola: estagiários e professores ingressantes. O trabalho possibilitou indicar que a validação do discurso de formação profissional na escola acontece em um tempo relativamente curto, negligenciando, por vezes, o discurso acadêmico e seus pressupostos para a formação de professores, levando-nos a pensar que, embora importantes, apenas as ações de formação continuada podem não ser suficientes, sendo necessário propor ações de acompanhamento a esses professores iniciantes, seja pela intensificação de trabalho conjunto da universidade e da escola para orientar/acompanhar estagiários, seja pela implantação de políticas para o acompanhamento sistemático aos professores principiantes, de modo a valorizar e aplicar o conhecimento produzido na e para a formação inicial de professores, em sistemas educativos, no seu cotidiano escolar e dia a dia da sala de aula.

Considering that the teachers enter the school during training or in the early years of teaching,

it raises first impressions about “being a teacher”, with a reflection founded in professional practice.

The proposition is to analyze the discourses that constitute these professionals in the beginning of

their careers, from a case study, in a public school in the City of Pelotas/RS. The article approaches the constitution of Chemistry teachers, through the discursive hybridism that surrounds the academic

community and the school, in a work of analysis that aims to mark these discourses and their effects

in the practices of the beginner teachers in such school: trainees and arriving teachers. The work made

possible to indicate that the validation of the professional formation discourse in school happens in

a relatively short time, sometimes neglecting the academic speech and its assumptions to teachers

training. It leads to the thought that although the actions of continuous training are important, they

might not be enough, and is necessary to suggest accompaniment actions to these beginner teachers,

whether through intensifying the joint work of school and university to lead/follow trainees, or

through implementing policies to the systematic monitoring of beginner teachers, so that they value

and apply the knowledge produced in and for the initial teacher training, in educational systems,

in their daily practice in school and in classroom.

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eISSN: 2178-7727

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