Uma Articulação entre o Quadro dos Paradigmas Geométricos e a Teoria das Situações Didáticas

Cleusiane Vieira Silva, Saddo Ag Almouloud

Resumo


Este trabalho está fundamentado em uma tese de doutorado defendida em 2015, na qual a primeira autora realizou um estudo acerca da prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos. O artigo apresenta um estudo sobre o quadro dos Paradigmas Geométricos e a Teoria das Situações Didáticas, quando levamos em conta o objeto matemático a simetria ortogonal,  o que resultou em uma articulação entre os dois quadros teóricos citados. A proposta de uma articulação entre os quadros teóricos surgiu da necessidade da análise da natureza do trabalho geométrico desenvolvido por professores, nos momentos de resolução e de situações-problema, por alunos nos momentos de interação com tais situações e as interações estabelecidas entre o professor, o aluno e o saber.


Palavras-chave


Paradigmas Geométricos. Teoria das Situações Didáticas; Articulação; Simetria Ortogonal

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3503

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cleusiane Vieira Silva, Saddo Ag Almouloud

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.