Uma Articulação entre o Quadro dos Paradigmas Geométricos e a Teoria das Situações Didáticas

Cleusiane Vieira Silva, Saddo Ag Almouloud

Resumo


Este trabalho está fundamentado em uma tese de doutorado defendida em 2015, na qual a primeira autora realizou um estudo acerca da prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos. O artigo apresenta um estudo sobre o quadro dos Paradigmas Geométricos e a Teoria das Situações Didáticas, quando levamos em conta o objeto matemático a simetria ortogonal,  o que resultou em uma articulação entre os dois quadros teóricos citados. A proposta de uma articulação entre os quadros teóricos surgiu da necessidade da análise da natureza do trabalho geométrico desenvolvido por professores, nos momentos de resolução e de situações-problema, por alunos nos momentos de interação com tais situações e as interações estabelecidas entre o professor, o aluno e o saber.


Palavras-chave


Paradigmas Geométricos. Teoria das Situações Didáticas; Articulação; Simetria Ortogonal

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3503

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cleusiane Vieira Silva, Saddo Ag Almouloud

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.