O Tabaco Utilizado como Tema Gerador no Ensino de Química em Região Economicamente dependente desta cultura.

Nêmora Francine Backes, Tania Renata Prochnow

Resumo


O Ensino de Química deve proporcionar aos estudantes o interesse pela ciência, proporcionar o pensamento crítico, a consciência cidadã e os conhecimentos científicos. Faz-se necessário que este ensino seja atrelado aos interesses dos alunos, buscando assim oportunizar uma aprendizagem significativa. O uso de tema gerador é um dos meios utilizados para o ensino de Química, facilitando assim a formação dos estudantes. Esta pesquisa apresenta-se com o objetivo de priorizar o contexto de estudantes de um município da região do Vale do Rio Pardo/RS, economicamente dependente da cultura do fumo e apresentar a inserção do tema “Tabaco”, em aulas de Química no 1º Ano do Ensino Médio. Esta inserção ocorreu através da relação de conteúdos previstos no currículo de química com a temática. Utilizou-se como base metodológica a pesquisa-ação (ENGEL, 2000); realizaram-se testes de sondagem para caracterizar o perfil das turmas de 1º Ano, a fim de definir grupos experimentais da pesquisa. Desenvolveram-se as aulas de Química com o tema gerador “Tabaco” e aplicaram-se pré e pós testes durante as aulas, utilizando o método misto, além de questionários sobre os conteúdos abordados. A partir desta proposta de pesquisa, onde o pesquisar pode interagir com indivíduos envolvidos, empregou-se a Análise Textual Discursiva dos dados produzidos, possibilitando verificar a importância da utilização do tema gerador. É importante no processo de ensino e aprendizagem utilizar de diferentes elementos do interesse dos estudantes, oportunizando assim uma interação maior da contextualização da Química. A pesquisa buscou utilizar a realidade local e a principal fonte de renda das famílias do município, na qual todos os estudantes e suas famílias estão ligados de forma direta ou indireta.

Palavras-chave


Tema Gerador; Tabaco; Ensino de Química;

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