Proficiência em Matemática: Proposições para o Ensino de Surdos / Proficiency in Mathematics: Proposals for the teaching of the deaf

Henrique Arnoldo Junior, Marlise Geller, Preciosa Fernandes

Resumo


Ao discutirmos a realidade de Brasil e Portugal em relação à Educação de Surdos, este artigo busca respostas para o seguinte questionamento: que formação é esperada para os professores de Matemática de forma que se possam atender as demandas de uma educação inclusiva para surdos? Neste contexto é importante destacar que no Brasil estão previstas as Escolas Bilíngues para Surdos, enquanto em Portugal encontramos as EREBAS – Escolas de Referência para a Educação Bilíngue de Alunos Surdos. Ao escolhermos por trabalhar em uma perspectiva qualitativa, registramos o que observamos no contexto escolar fazendo uso de notas de campo descritivas em uma escola brasileira e duas escolas portuguesas. Ao longo do processo dessa investigação foi possível (re) pensar proposições para a proficiência de ensino de matemática para surdos, considerando a proficiência como um processo, não algo pronto, acabado, mas sujeito à complexidade das relações de saberes-docente.

In the scope of the reality of Deaf Education in Brazil and Portugal, this study is a quest for answers for the following question: what is the educational formation that affords Mathematics teachers to meet the demands of an inclusive education for the deaf? In this context, it is important to stress the fact that, in Brazil, there are plans to implement bilingual schools for the deaf, while in Portugal specific schools for the deaf, Escolas de Referência para a Educação Bilíngue de Alunos Surdos, EREBAS, are already in operation. When we chose to adopt a qualitative perspective in this study, we report our observations in the school environment, based on descriptive field notes taken in one Brazilian school and two Portuguese schools. Throughout the study process, it was

possible to (re)think proposals for the proficiency in mathematics education for the deaf, considering proficiency as a process, not a finalized, accomplished condition that is nevertheless subject to the complexities of the relationship between teachers and knowledge

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Direitos autorais 2013 Henrique Arnoldo Junior, Marlise Geller, Preciosa Fernandes

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eISSN: 2178-7727

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