Jogos e Resolução de Problemas na Formação Continuada e em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais / Games and Problem Solving in Continuing Training and in Early Years Mathematics Classes

Sandra Alves de Oliveira, Carmen Lucia Brancaglion Passos

Resumo


A experiência de formação continuada desenvolvida com um grupo de professores dos anos iniciais que ensinam matemática é parte de uma pesquisa de mestrado que analisou desafios, dilemas, saberes e aprendizagens presentes no processo formativo. Na atividade de extensão curricular integrada de ensino pesquisa e extensão – ACIEPE – “A Matemática nos Anos Iniciais: Programa de Formação Contínua de Professores dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos”, discutiu-se a importância dos jogos nas aulas de matemática na perspectiva da resolução de problemas. A análise dos dados obtidos em questionário, entrevistas semiestruturadas, registro em áudio e vídeo, material escrito, diário de campo reflexivo dos professores e da pesquisadora evidenciou a importância do conhecimento teórico e prático no contexto de uma formação continuada, quando o grupo de professores compartilha suas experiências e constrói outras; expressa os sentimentos destes em relação às suas práticas e sua expectativa por outras metodologias de ensino. Tal análise revelou ainda que o processo de formação continuada na perspectiva de trabalho colaborativo foi importante pois, por meio da valorização da prática dos professores, de seus diferentes saberes e das aprendizagens construídas durante a sua formação, possibilitou-lhes refletir sobre jogos e resolução de problemas. Concluiu-se ser necessário que os professores se mantenham atualizados e tenham oportunidades de participar de projetos de formação matemática que contribuam para o desenvolvimento de sua prática e da aprendizagem de novos conhecimentos.

The experience of continuing training developed with a group of Early Years teachers who  teach mathematics is part of a Master’s research that examined challenges, dilemmas, knowledge and learning that are present in the training process. In the curriculum extension activity “Mathematics in the Early Years: Continuing Training Program for Early Years Teachers of the Municipal Education Department of São Carlos” the importance and contribution of games in mathematics classes was discussed from the perspective of problem solving. Data analysis built from a questionnaire, semi-structured interviews, audio and video recordings, written material, reflective field journal produced by the participating teachers and the researcher demonstrates the importance of the theoretical and practical knowledge in the context of continuing training, when the teachers get together to share and build experiences; express their feelings about their practices and their wishes for the development of other teaching methodologies. It also revealed that the process of continuing training from the perspective of collaborative work was important, as it allowed teachers to think on games and problem solving by emphasizing the experiences of their practice and the different knowledge and learning built during their training. We conclude that teachers need to be kept updated and have opportunities to participate in projects of mathematical training that contribute to the development of their practice and the learning of new knowledge.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Sandra Alves de Oliveira, Carmen Lucia Brancaglion Passos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.