Formação Continuada de Professores e Educação a Distância: uma análise de pesquisas em Educação Matemática

Juliana França Viol, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo


Neste artigo apresentamos aspectos inerentes a Formação de Professores de Matemática no contexto da Educação a Distância (EaD) que foram verificados por meio da análise de Teses e Dissertações em Educação Matemática. Esses resultados fazem parte de uma pesquisa de Mestrado, que teve como objetivo identificar aspectos temáticos e teórico-metodológicos das inter-relações das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e a formação e prática de professores que ensinam Matemática, tomando como objeto de análise investigações em Educação Matemática. Assim, apresentamos um mapeamento de pesquisas em Educação Matemática, que tiveram como objetos de investigação as inter-relações da EaD e a Formação Continuada de Professores de Matemática. Trata-se de Teses e Dissertações produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro) e Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP), e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Bauru), no período de 1987 a 2007. A análise das Teses e Dissertações revelou que os ambientes virtuais de aprendizagem em que acontecem a Formação Continuada de Professores de Matemática proporcionam momentos de interação, colaboração, aprendizagem, reflexão sobre a prática docente, aspectos que são favorecidos pelas mídias envolvidas, pela organização do ambiente e também pelo papel do professor/tutor.

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