A comunicação escrita na formação inicial de professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado / Written Communication in the Pre-service Mathematics Teachers: Formative potentialities in the

Bruno Rodrigo Teixeira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


Neste estudo, identifi camos e analisamos potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado, na ótica de futuros professores de Matemática. Realizamos um estudo qualitativo de cunho interpretativo com 12 estudantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As unidades de análise foram constituídas por meio das informações obtidas a partir de questionário, entrevista semiestruturada e relatório de estágio. Segundo os participantes, a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado possibilitou que eles refl etissem sobre a sua própria prática, sobre incidentes críticos, sobre o modo como os alunos pensaram e agiram, sobre conteúdos matemáticos, sobre situações didáticas vivenciadas enquanto professores, sobre o planejamento das aulas e sobre a dinâmica das aulas. A investigação evidenciou que a comunicação escrita utilizada durante a elaboração do relatório pode fomentar o desenvolvimento do pensamento refl exivo de futuros professores.

In this study we have identifi ed and analyzed formative potencialities in the preparationof the Supervised Training Report, as viewed by Pre-service Mathematics Teachers. We carriedout a qualitative study from an interpretative point of view with twelve 4th year students from theundergraduate Mathematics Course at Universidade Estadual de Londrina (UEL). The analysisunits were formed by means of information collected form a questionnaire, semi structured intervew and training report. According to the participants, the preparation of the SupervisedTraining Report made it possible for them to refl ect on their own practice, on critical incidents,the way the students thought and acted, Mathematics contents, didactical situations experiencedas teachers, on the class planning, and on the classroom dynamics. The investigation showed thatwritten communication used during the elaboration of the report can foster the development ofrefl exive thinking of pre-service teachers.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Bruno Rodrigo Teixeira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

Editors
M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

Submit your paper to Acta Scientiae Journal with the following general characteristics and timetable:

  • Mention of submission to this Special Issue
  • Language: Papers are accepted only in English
  • Deadline for Manuscript Submission: November 30, 2020
  • Publication Date: December 2021 Special Issue (Vol. 23)

Further information, including instructions for authors and subscription information, can be found here.

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 8

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.