A comunicação escrita na formação inicial de professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado / Written Communication in the Pre-service Mathematics Teachers: Formative potentialities in the

Bruno Rodrigo Teixeira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


Neste estudo, identifi camos e analisamos potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado, na ótica de futuros professores de Matemática. Realizamos um estudo qualitativo de cunho interpretativo com 12 estudantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As unidades de análise foram constituídas por meio das informações obtidas a partir de questionário, entrevista semiestruturada e relatório de estágio. Segundo os participantes, a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado possibilitou que eles refl etissem sobre a sua própria prática, sobre incidentes críticos, sobre o modo como os alunos pensaram e agiram, sobre conteúdos matemáticos, sobre situações didáticas vivenciadas enquanto professores, sobre o planejamento das aulas e sobre a dinâmica das aulas. A investigação evidenciou que a comunicação escrita utilizada durante a elaboração do relatório pode fomentar o desenvolvimento do pensamento refl exivo de futuros professores.

In this study we have identifi ed and analyzed formative potencialities in the preparationof the Supervised Training Report, as viewed by Pre-service Mathematics Teachers. We carriedout a qualitative study from an interpretative point of view with twelve 4th year students from theundergraduate Mathematics Course at Universidade Estadual de Londrina (UEL). The analysisunits were formed by means of information collected form a questionnaire, semi structured intervew and training report. According to the participants, the preparation of the SupervisedTraining Report made it possible for them to refl ect on their own practice, on critical incidents,the way the students thought and acted, Mathematics contents, didactical situations experiencedas teachers, on the class planning, and on the classroom dynamics. The investigation showed thatwritten communication used during the elaboration of the report can foster the development ofrefl exive thinking of pre-service teachers.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Bruno Rodrigo Teixeira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.