Investigação sobre a formação de uma comunidade virtual de prática / Investigation about the Formation of a Virtual Community of Practice

Mariana da Rocha C. Silva, Rosana Giaretta S. Miskulin, Dirceu da Silva

Resumo


Este artigo investiga as características do processo de constituição e gestão de umacomunidade virtual de aprendizagem formada no Curso de Especialização em GestãoEducacional – CEGE – que utilizou o ambiente TelEduc como suporte às aulas presenciais.Apresenta as comunidades virtuais de aprendizagem como “Comunidades Virtuais dePrática”, introduzindo novas características ao processo de ensino-aprendizagem online.Com o objetivo de evidenciar a percepção dos alunos do curso sobre as características doprocesso de constituição e ações de manutenção (gestão) de uma comunidade virtual deprática foi realizada uma análise quantitativa e uma análise qualitativa. Assim, foi elaboradauma escala Likert a partir de categorias de análise que teve grande importância para oprocesso de ensino-aprendizagem na constituição de uma comunidade virtual de prática.Foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa com especialistas da área parase determinar quais os aspectos do processo de formação e gestão de comunidades virtuaisde aprendizagem seriam priorizados nesta pesquisa para a criação das categorias que foramexploradas para o desenvolvimento da escala Likert. Para a análise e validação do instrumento,caracterizou-se, primeiramente, a amostra para delinear a população estudada. Na segundaetapa foram realizados alguns testes para escolha do modelo de análise e constatou-se quepara os dados coletados era possível a realização da análise fatorial. O objetivo desta etapaconsistia em verificar quais características de comunidades virtuais de aprendizagem os alunosidentificaram como importantes em seu processo de formação no curso CEGE. Nesta análiseforam encontrados sete fatores, tais como: colaboração, interação e comunicação, atividadesno TelEduc, aula presencial, feedback, fatores técnicos, organização do curso. Esses fatoresforam interpretados sob a perspectiva teórica de comunidades de prática virtual. O FatorColaboração, que explica sozinho mais de 32% da variância dos dados, pode ser considerado omais importante da análise. Pode-se concluir que a principal característica de uma comunidadevirtual de aprendizagem encontrada no curso CEGE pelos alunos foi a colaboração.

This article investigates the characteristics of the constitution and managing process of a virtuallearning community formed in the Specialization Course in Educational Management (CEGE),which used the TelEduc environment as a support to traditional classes. It presents the virtual learningcommunities as “Virtual Communities of Practice”, introducing new characteristics to the onlineteaching-learning process. With the objective to emphasize the course’s students’ perception aboutthe characteristics of the constitution process and maintenance actions (management) of a virtualcommunity of practice, there were both a quantitative and a qualitative analysis. Thus, a Likert scalewas created from the analysis’s categories which had great importance to the teaching-learningprocess in the constitution of a virtual practice community. A bibliographic survey and a researchwith specialists from the area were realized to determine which were the aspects of the formationand management of virtual learning communities that would be prioritized in this research for thecreation of categories which were explored in the development of the Likert scale. For the analysisand validation of the instrument, initially the sample was characterized to delineate the studiedpopulation. In the second stage, some tests were realized in order to choose the analysis model, andit was noted that, for the collected data, the realization of a factorial analysis was possible. The goalof this phase consisted in verifying which characteristics of the virtual learning communities thestudents identified as of most importance in their formation process during the CEGE course. Inthis analysis 7 factors were found, such as: collaboration, interaction, and communication, TelEducactivities, traditional classes, feedback, technical factors, course organization. These factors wereinterpreted under the theoretical perspective of virtual communities of practice. The CollaborationFactor, which corresponds to more than 32% of the data variance, can be considered the mostimportant in the analysis. It is possible to conclude that the main characteristic of a virtual learningcommunity found by the students in the CEGE course was the collaboration.


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Direitos autorais 2012 Mariana da Rocha C. Silva, Rosana Giaretta S. Miskulin, Dirceu da Silva

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