A Comunidade de Prática como Possibilidade de Inovações na Pesquisa em Ensino de Ciências nos Anos Iniciais / The Community of Practice as possible innovations in research in science education in the primary school

João Alberto da Silva, Roberta Chiesa Bartelmebs

Resumo


Este trabalho pretende ilustrar uma nova possibilidade investigativa que já vem sendo desenvolvida no campo da pesquisa do ensino de ciências na escola. Trata-se da apresentação de uma comunidade de prática (CP) constituída por oito professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), bem como de pesquisadores da Universidade que tinha como objetivo compreender os modos de ensinar conteúdos de astronomia nos anos iniciais. A CP foi construída durante uma pesquisa de mestrado no ano de 2011 em uma escola pública municipal no Estado do Rio Grande do Sul. No decorrer do artigo demonstramos recortes de algumas categorias emergentes no processo de análise dos dados obtidos durante os encontros da CP. Nesse sentido, apresentamos algumas possibilidades de avanço na pesquisa em educação, levando-se em conta o que pensam e como se organizam os professores que atuam na escola de Educação Básica. Visamos assim, construir novos modos de pensar e fazer a pesquisa em educação, em especial referente ao ensino de ciências nos anos iniciais do EF.

This work aims to illustrate a new possibility investigative already being developed in the research field of science education at school. It is the presentation of a community of practice (CP) consists of eight teachers of the primary school (EF), as well as researchers from the University which aimed to understand the ways of teaching content of astronomy in the primary school. The CP was built during a research in 2011 in a public school in the State of Rio Grande do Sul. Throughout the article, we showed clippings of some categories emerging in the process of analyzing data obtained during the meetings of the CP. In this sense, we present some possibilities for advancement in education research, taking into account what they think and how they organize the teachers who work in schools of Basic Education. We aim thus build new ways of thinking and doing research in education, particularly regarding the teaching of science in the primary school.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 João Alberto da Silva, Roberta Chiesa Bartelmebs

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.