(Re)construção de Conhecimento sobre Paralelogramos e o Uso do Software Klogo: Ações de uma Professora de Matemática

Ádamo Duarte de Oliveira, Suely Scherer

Resumo


A questão principal de pesquisa, cujo recorte se apresenta neste artigo, consiste em analisar se e como conceitos sobre o paralelogramo são (re)construídos por professores de matemática do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, participantes de uma ação de formação, ao realizar atividades com o software Klogo. O software Klogo está disponível nos laptops distribuídos nas escolas contempladas pelo projeto UCA (Um Computador por Aluno). A ação de formação foi estruturada em formato de curso, com encontros presencias e virtuais. Para a análise dos dados apresentada neste artigo foram usados os registros de um dos professores participantes do curso. O referencial teórico da pesquisa são os estudos realizados por Valente (1997; 2003; 2005) sobre o ciclo de ações e a espiral da aprendizagem, e os estudos de Brousseau (2008), sobre a teoria das situações didáticas (TSD).  A análise dos dados possibilitou concluir que ao realizar atividades com o software Klogo, o participante da pesquisa analisado (re)construiu o seu conceito de paralelogramo ao mobilizar conhecimentos de ângulos suplementares, alternos internos e alternos externos, na construção de um paralelogramo. A análise também evidencia a importância do papel do formador no processo de reconstrução ao considerar o ciclo de ações e os diferentes momentos propostos na TSD.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Ádamo Duarte de Oliveira, Suely Scherer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.