Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria / A collaborative work context facilitating argumentation and validation processes in geometry

Adair Mendes Nacarato, Regina Célia Grando, Jorge Luís Costa

Resumo


O presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizadospor um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica,alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos epesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa áreade conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dosfocos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejamprovas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais.Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos deaprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussãoé complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobresólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias.Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e aapropriação de signifi cados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.

This text brings an analysis of the argumentation and validation processes in geometry,worked out by a collaborative work group constituted of academic and elementary school teachers,graduation students and post-graduation students who spent four years on studies and research ongeometry. The group was formed after verifying how pedagogical practice and teacher educationhave been lacking geometry knowledge. One of the group’s discussion topics, contained in thisarticle, refers to some conceptions of proofs in mathematics at school, especially in computing environments. It is argued that students need to experiment learning contexts characterized byargumentation and validation processes in elementary school before they come to face a formalproof. The text also presents a problem-solving experience with truncated geometric solids sharedby the group, in an environment marked by temporary truth. This is an attempt to clearly showhow effective collaborative work can be for circulation, negotiation and assumption of geometricmeanings, contributing to the production of teaching knowledge.


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Direitos autorais 2012 Adair Mendes Nacarato, Regina Célia Grando, Jorge Luís Costa

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